• Assessoria

Casa Segura: uma questão de qualidade de vida



A maioria das quedas ocorrem no interior das casas. Para um corpo mais enfraquecido e com os reflexos mais lentos, qualquer atividade comum se transforma em algo perigoso se o ambiente não estiver adequado.


“Na medida do possível, o idoso precisa tentar compensar os fatores intrínsecos de saúde, como inserir exercícios físicos em sua rotina para fortalecer os músculos e tratar problemas como a osteoporose. De forma extrínseca, tentar manter o ambiente em que vive mais seguro. Quem tem histórico de queda não pode deixar de relatar ao seu médico para que ele possa elaborar uma estratégia de acompanhamento sobre esse risco, caso ele seja modificável”, disse o médico residente do Programa de Geriatra, Anderson Castro.


A aula faz parte de um projeto gratuito e voltado a homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Em 2020, o curso presencial seria realizado para 240 alunos inscritos em turmas divididas nas segundas e quintas-feiras, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Mas, em decorrência da pandemia, uma vez por semana, as aulas são disponibilizadas nas plataformas online.


O Grupo de Envelhecimento Ativo conta com o apoio da Divisão de Ensino e Pesquisa, médicos de várias especialidades, além de farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e assistentes sociais da Santa Casa de Maceió, se revezam em aulas informativas que abrangem orientações sobre saúde e alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.


Como prevenir quedas em casa:

  • Instalar luzes noturnas para iluminar o caminho do quarto até o banheiro, por exemplo, pode prevenir quedas durante a noite.

  • Tapetes podem causar escorregões ou tropeços, principalmente se o tapete enrugar. Remova-os quando possível ou substitua-os por tapetes de borracha nas áreas onde são necessários, como cozinha ou banheiro.

  • Se o idoso tem dificuldades para subir escadas, coloque rampas ou corrimões firmes para facilitar a subida. Prefira materiais antiderrapantes sempre.

  • Itens mantidos em prateleiras altas ou em armários de difícil acesso podem causar perda de equilíbrio.

  • Instalar barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box do chuveiro para facilitar a mobilidade.

  • Dentro do quarto, instalar grades nas laterais da cama para auxiliar na hora de deitar e levantar.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo