• Assessoria

Jó Pereira integra grupo focado no desenvolvimento integrado do turismo no litoral sul




Representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Jó Pereira, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Casa, participou nesta quarta-feira (14) de um encontro, na Reserva Pituba, em Coruripe, com representantes da Instância de Governança Lagos, Rios e Mares do Sul, prefeitos, gestores de órgãos públicos e investidores para discutir um plano de trabalho integrado visando o desenvolvimento das potencialidades turísticas da região sul de Alagoas.


Durante o café da manhã, organizado pelos empresários Thereza Collor e Marcos Halbreich, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foi firmado um acordo de cooperação técnica entre os prefeitos, que irão tocar os trabalhos com o suporte da secretaria e de entidades como o Sebrae e o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul).


“Hoje foi dado o pontapé inicial, onde formamos uma comissão que inclui todos os municípios inseridos nesse destino, que ainda não foi explorado turisticamente com toda sua potencialidade, qualidade e sustentabilidade. É muito importante que esse desenvolvimento venha a partir de uma ação integrada de todos, porque ninguém divulga um município de forma isolada, o destino é que precisa ser divulgado, difundido, planejado”, destacou Jó Pereira.


A deputada acrescentou que o superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, não pôde participar da reunião, mas está pronto para receber as demandas do grupo. Ela pontuou ainda a necessidade de definir missões: do Sebrae, de cada prefeito, da Sedetur, da Assembleia Legislativa, para melhor andamento e fluxo dos trabalhos.


Um dos anfitriões do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcius Beltrão, explicou que o acordo firmado hoje visa qualificar a infraestrutura dos municípios para atrair investimentos e desenvolver o turismo, promovendo a geração de emprego e renda para a população local. Foi definida a realização de um estudo técnico, por consultoria especializada, para levantamento das demandas e potencialidades turísticas de cada município integrante da Instância de Governança Lagos, Rios e Mares do Sul.


Acompanhado da superintendente do Conisul, Pauline Pereira (ex-presidente da AMA), o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, que é também presidente do Conisul, frisou as inúmeras potencialidades turísticas da região, lembrando que o levantamento a ser realizado irá apontar soluções para entraves hoje existentes e possibilitar o planejamento de ações específicas para cada localidade.


Ao final do encontro, Thereza Collor e Gustavo Halbreich apresentaram o projeto de um empreendimento de alto padrão que está sendo desenvolvido na região. Segundo o casal de empresários, ao apostar na vocação turística nata de Alagoas, a obra irá colocar o litoral sul alagoano na rota do turismo de luxo no país, com foco no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social.


7 visualizações0 comentário